2018-05-18

NO PAÍS DO CINEMA / CINED - Rentrée des Classes, de Jacques Rozier e Petite Lumière, de Alain Gomis - Rua das Gaivotas6 - 26.05 2018



No âmbito do ciclo No País do Cinema 2018 e do projecto CinEd, projeção de duas curtas-metragens da Colecção CinEd no sábado 26 de Maio de 2018 às 16h00 no espaço cultural  Rua das Gaivotas6, em Lisboa. Sessão seguida de uma conversa com a equipa de Os Filhos de Lumière. Entrada livre no limite dos lugares disponíveis.

Regresso às Aulas / Rentrée des classes, de Jacques Rozier, 1955, França, 24 min
Luzinha / Petite Lumière, de Alain Gomis, 2003, França, Senegal, 15 min
(v.o. com legendas em português)

"O objectivo destes filmes é pôr-nos na presença de personagens de crianças, de modo a partilharmos verdadeiramente a sua visão do mundo. E, se esta última é singular, parece também lógica e razoável como a dos adultos, sem dúvida por estar marcada por uma força de convicção comunicativa. (…)
Os filmes abrem-se com força à interioridade das personagens, passando pelos sentidos (visão, audição, tacto) e por uma partilha de subjectividades fantasiosas e audaciosas, de territórios do imaginário que dialogam fertilmente entre dois continentes e duas épocas. Pareceu-nos particularmente interessante e generoso propor estes elogios ao sensível e à insolência, que constituem também uma bela definição do cinema.
"(textos extraídos do caderno pedagógico CinEd)


Estes filmes integra a colecção dos filmes CinEd do programa CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière em parceria, entre outros, com a Cinemateca Portuguesa e o Cinema Ideal.

O CinEd associa Os Filhos de Lumière (Portugal), GET-Cooperativa sociale (Itália), NexT et Asociația Culturală Macondo (Roménia), SEVEN (Bulgária), Asociace českých filmových klubů - AČFK (República Checa), IhmeFilmi (Finlândia), A Bao A Qu (Espanha), Cinémathèque Française, Institut français (França), e é apoiado pela Europa Criativa / programa Media. 

Esta sessão é organizada em parceira com Rua das Gaivotas6 e com o apoio do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual.