2018-01-29

CINED - O cinema português nas redes pedagógicas internacionais - República Checa













Os filmes portugueses "O Sangue” de Pedro Costa e "Uma Pedra no Bolso” de Joaquim Pinto divulgados na República Checa pela mão do parceiro AČFK, no âmbito do projecto europeu CinEd.

A AČFK reune mais de 100 cineclubes e cerca de 20.000 membros na Républica Checa. Para além de organizar o Festival de Cinema "Summer Film School", AČFK coordena também o projecto "Film and School” que  promove a educação para o cinema no seio dos estabelecimentos escolares do ensino secundário.

CinEd é um programa pedagógico coordenado pelo Institut Français (Paris), em colaboração com a Cinemateca Francesa (através do seu programa pedagógico Cinéma, cent ans de Jeunesse), que envolve 10 parceiros e 8 países ( França, Portugal, Espanha, Itália, Roménia, Bulgária, República Checa e Finlândia) e é apoiado pela Europa Criativa - programa Média, desde 2015. Em Portugal é coordenado pela associação Os Filhos de Lumière.

A Colecção CinEd, que forma a base principal desta pedagogia, é composta por uma escolha de filmes que não pretende abranger todo o cinema europeu mas sim desenhar uma trajectória entre os filmes escolhidos, criando laços entre estes, os seus cineastas e os diferentes contextos europeus, facilmente acessíveis através de uma plataforma digital, respondendo á necessidade de cada parceiro de dar a descobrir aos jovens a sua própria cinematografia e a dos outros países europeus.

Através de uma metodologia comum adaptável a todo as as situações, meios e culturas, têm vindo a ser criadas, numa importante cooperação entre os parceiros, diversas ferramentas e recursos pedagógicos
São realizadas em todos os países formações onde são lançadas pistas sobre formas de trabalhar e de desenvolver uma pedagogia aberta, enriquecedora e progressiva a partir dos filmes e da matéria cinematográfica e singular de cada um.