2017-12-13

O MUNDO À NOSSA VOLTA / Apresentação de filmes realizados durante o ano lectivo 2016-2017 - Amendoeira da Serra, Mértola - 16.12.2017

No sábado 16 de Dezembro de 2017 às 15h00 serão apresentados na Sociedade da Amendoeira da Serra, Mértola, quatro filmes realizados na Amendoeira e no Mosteiro no âmbito das oficinas Cinema, cem anos de Juventude e O Primeiro Olhar do programa O Mundo à Nossa Volta, da associação Os Filhos de Lumière.

Filme-ensaio (filme final) da turma de 11ºano do Agrupamento de Escolas de Mértola, no âmbito do programa pedagógico Cinema, cem anos de juventude 2016-2017 sobre o tema  O Jogo.

De Mota à Aldeia – 8.30m 
filme colectivo dos alunos de 12º ano do Agrupamento de Escolas de Mértola realizado no âmbito da oficina O Primeiro Olhar 99, em 2017, inserida no projecto “Sentir, Tecer e Criar – Novelo da Vida em Cinema” promovido pela ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola.

Sentir, Tecer e Criar – 20m (O Primeiro Olhar / Moving Cinema)
Documentário sobre o cilo da lã

O Projecto “Sentir, Tecer e Criar – Novelo da Vida em Cinema”, é promovido pela Associação de Defesa do Património de Mértola que tem como objectivo fomentar a inclusão, a participação activa dos jovens assim como dos idosos socialmente desfavorecidos, através de uma estratégia de dinamização artística e inclusiva que valoriza a sua identidade cultural e as competências quer dos jovens, quer das pessoas idosas das comunidades. Com uma turma do 12º ano do Curso Profissional de Turismo do Agrupamento de Escolas de Mértola realizou-se este filme baseado na recolha oral de histórias contadas por alguns dos habitantes da Amendoeira da Serra sobre como era namorar antigamente.

O Lobo  - 12 min
Filme colectivo dos alunos do 2º ano do Curso de Animadores Sociocultural da Escola Profissional Alsud, em Mértola, da oficina O Primeiro Olhar 100 no âmbito do projecto "Geração Bio"

O projecto Geração Bio, é promovido pela Câmara Municipal de Mértola e pretende efectuar uma abordagem informal, criativa e interactiva à educação e sensibilização dos públicos infanto-juvenis para a conservação da natureza e biodiversidade das áreas protegidas, tendo como enfoque o Parque Natural do Vale do Guadiana. 

Estas oficinas foram realizadas pela associação Os Filhos de Lumière em parceria com a associação Entre Imagem, a ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola, a Escola Profissional Alsud e o Agrupamento de Escolas de Mértola, com o apoio do ICA, da Câmara Municipal de Mértola e do projecto europeu Moving Cinema.