2017-11-16

O MUNDO À NOSSA VOLTA / Cinema, cem anos de juventude - Apresentação dos filmes finais 2016-2017 - Cinemateca Portuguesa - 15.11.2017


A apresentação dos filmes realizados por crianças e jovens na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, no âmbito do projecto internacional de sensibilização para o cinema "O Mundo à Nossa Volta - Cinema, Cem Anos de Juventude”, decorreu no dia 15 de Novembro de 2017, com a presença dos seus autores.

Numa sessão aberta ao público, na sala Félix Ribeiro, foram apresentados os filmes finais das oficinas  realizadas no ano lectivo 2016/2017 por escolas de Lisboa, Moita, Serpa e Mértola, que trabalharam ao longo do ano o tema: “O jogo no cinema”. Foram ainda apresentados alguns dos filmes realizados nos outros países participantes com as mesmas regras do jogo.

As proecções foram seguidas de uma conversa com os alunos que integraram em 2016/2017: o Clube de Cinema da Escola Pintor Almada Negreiros, o Clube de Cinema da Escola Marquesa de Alorna, o Clube de Cinema da Escola Secundária de Camões, a turma do 4º ano da Escola do Vale da Amoreira na Moita, o Clube de Cinema da Escola Secundária de Serpa e da Escola Abade Correia da Serra (em Serpa), a turma do 11ºC  do Agrupamento de Escolas de Mértola. E ainda dos professores e cineastas que os acompanharam.

Estas oficinas que se realizam no meio escolar desde 2006, e envolvem professores, alunos, cineastas e parceiros culturais, são coordenadas em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière, em parceria com a Cinemateca Portuguesa. Os participantes nestas oficinas falaram sobre os processos de descoberta e de trabalho, sobre a sua própria experiência neste programa pedagógico e responderam a todas as questões que lhes foram colocadas.