2017-06-16

CINED - O MUNDO À NOSSA VOLTA - L'Intervallo (O Intervalo) de Leonardo di Costanzo - Cinemateca Portuguesa - 20.06.2017


L'Intervallo (O Intervalo), de Leonardo di Costanzo, será apresentado na terça-feira 20 de Junho de 2017 às 15h30 na Cinemateca Portuguesa no âmbito do ciclo de projecção-conversa à volta dos filmes da colecção CinEd, organizado pela associação Os Fihos de Lumière em parceria com a Cinemateca Portuguesa e o Cinema Ideal.

O projecto CinEd, da responsabilidade da Associação Os Filhos de Lumière em Portugal, é coordenado pelo Institut Français (Paris) com o apoio pedagógico da Cinemateca Francesa através do seu programa internacional (Cinéma, Cent ans de Jeunesse) e tem o apoio financeiro da Europa Criativa através do programa MEDIA – Desenvolvimento de Audiências. Tem como principal objectivo permitir aos jovens europeus a descoberta da riqueza e da diversidade do cinema de cada país europeu.

Um dos propósitos desta sessão é também fazer o lançamento das versões portuguesas dos cadernos pedagógicos do programa CinEd Portugal, promovendo a sua disseminação junto de professores e agentes de educação para que estes possam, mais tarde, utilizá-los autonomamente em contexto de sala de aula.

O CinEd disponibiliza, através de uma plataforma online, um conjunto de obras cinematográficas - filmes patrimoniais e contemporâneos, seleccionadas previamente pelo conjunto dos participantes (Colecção CinEd), que são oriundas de cada país parceiro do projecto - Espanha, Portugal, Itália, Roménia, Bulgária, República Checa, Finlândia e França, destinadas a jovens de várias faixas etárias, no âmbito escolar - desde o ensino básico ao ensino secundário, ou fora da escola. Todos os filmes têm características técnicas que lhes permitem ser projectados através de um download temporário em sala de cinema.