2017-05-25

O MUNDA À NOSSA VOLTA / CINED - Cinema, cem anos de Juventude - Projecção-Conversa - CEA do Vale da Amoreira - Moita - 25.05.2017



No dia 25 de Maio de 2017 foi apresentada uma mostra de filmes "A Cidade e o Campo" no CEA - Centro de Experimentação Artistíca do Vale da Amoreira, na Moita e feita uma apresentação dos projectos CinEd e Cinema, cem anos de juventude.


e ainda
filme-ensaio (filme final) realizado pelos alunos da turma de 3ºano da Escola E.B.JI do Vale da Amoreira no âmbito da oficina Cinema, cem anos de juventude 2015-2016 do projecto O Mundo à Nossa Volta da associação Os Filhos de Lumière.

A projecção foi seguida de uma conversa com os alunos, o professor Bruno Bento, a cineasta Teresa Garcia, formadora da oficina, e os espectadores.

CinEd é um projecto de cooperação europeia dedicado à educação para o cinema, cujo objectivo é dar a conhecer aos jovens  a riqueza, a diversidade cultural e linguística do cinema europeu e dar-lhes a capacidade de análise crítica, assim como o conhecimento das técnicas e da linguagem cinematográficas. Para tal, foi elaborada uma pedagogia comum a partir de uma colecção de filmes provenientes da produção de países europeus parceiros do projecto. As publicações CinEd propõem e afirmam uma pedagogia sensível e indutiva, interactiva e intuitiva que oferece saberes, ferramentas de análise e possibilidades de diálogos entre as imagens e os filmes, sob a forma de diversos recursos pedagógicos como cadernos de análise e reflexão sobre os filmes da colecção CinEd, que lançam ainda diversas pistas pedagógicas para trabalho dos filmes em contexto escolar ou fora dele.

Iniciado e coordenado pelo Institut Français, com o apoio pedagógico da Cinemateca Francesa no âmbito do projecto Le Cinéma, cent ans de jeunesse, este programa completo associa 10 parceiros  - provenientes de 8 países europeus: Itália, Espanha, Portugal (Os Filhos de Lumière), França, Roménia, Bulgária, Finlândia e República Checa.

Em Portugal, o programa CinEd é da responsabilidade da associação Os Filhos de Lumière em parceria com a Cinemateca Portuguesa e tem o apoio financeiro da Europa Criativa através do programa MEDIA – Desenvolvimento de Audiências