2017-02-17

MOVING CINEMA - Encontro dos parceiros europeus em Lisboa - 15 a 17.02.2017



Decorre de 15 a 17 de Fevereiro de 2017, em Lisboa, o segundo encontro do ano entre parceiros do projecto Moving Cinema. 

Este encontro reune as entidades que há longa data se dedicam á sensibilização ao cinema dentro e fora da escola através do contacto com obras chave da história do cinema aliado á experimentação do acto de filmar com o apoio de cineastas e profissionais de cinema: “Os Filhos de Lumière” em Portugal, “A Bao A Qu” na Catalunha, Espanha, “Meno Avylis” na Lituânia, o Centre for the Moving Image (Escócia/Reino Unido). Em Portugal o projecto é da responsabilidade da associação Os Filhos de Lumière, em parceria nomeadamente com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e Cinema Fora dos Leões, em Évora, se associaram. 

Moving Cinema tem como objectivo pensar e desenvolver através de metodologias comuns, de uma prática e reflexão conjunta, novas formas de olhar o cinema (nacional, europeu e do mundo) e de o apreciar como forma de expressão artística e de conhecimento do mundo.

Para além dos encontros, seminários projecções, site comum, edições, etc. que irão reunir os quatro países em torno de um objectivo comum, realiza-se em cada país um programa ao longo do ano (projecções, encontros com realizadores, oficinas, cineclube das Gaivotas ) que entrá em diálogo com os outros três.

Os parceiros que integram o projecto Moving Cinema são: A Bao A Qu (Catalunha/Espanha),  Meno Avilys (Lituânia) e  o Centre for the Moving Image (Escócia/Reino Unido). Em Portugal o projecto é da responsabilidade da associação Os Filhos de Lumière
Este projecto conta com o apoio da Europa Criativa – sub‐programa Média.