2016-10-20

O MUNDO À NOSSA VOLTA / CINED II – Rentrée des Classes, de Jacques Rozier / Petite Lumière, de Alain Gomis - DocLisboa - Cinema São Jorge - 25.10.2016


DocEscolas, serviço educativo do Festival DocLisboa, apresenta sessões de cinema para alunos dos vários graus de ensino, com debates a acompanhar os filmes, nomeadamente em parceria com Os Filhos de Lumière.

Na terça-feira 25 de Outubro de 2016 às 14h00, no Cinema São Jorge em Lisboa, serão apresentado  duas curtas-metragens da Colecção CinEd e um filme realizado em contexto de oficinas de sensibilização ao cinema.
Projecção, seguida de uma conversa.

Rentrée des classes, de Jacques Rozier, 1955, França, 24 min

Numa pequena vila em Provence, um novo ano lectivo inicia-se. René não fez o trabalho de casa para as férias, por isso, atira a mochila ao rio. Quase a chegar à escola, René volta para trás em direcção à floresta. Rodeado pela natureza, submerso pela luz, permite-se à pequena extravagância de faltar à aula por umas horas até que, por acaso, reencontra a mochila.

Petite Lumière, de Alain Gomis, 2003, França, Senegal, 15 min

Dakar, Senegal. Fatima, uma rapariga de 8 anos, interroga-se, de cada vez que abre o frigorífico, se a luz permanece acesa quando fecha a porta do mesmo. Descobre que não. Fatima sai à rua, fecha os olhos, abre-os e volta a fechá-los… Será que as pessoas continuam a existir quando ela fecha os olhos

Uma Aventura no Rio - realizados pelos alunos da Escola de Mértola no âmbito do projecto “O Primeiro Olhar“.