2016-07-13

MOVING CINEMA - Jovens Programadores - Cineclube das Gaivotas - Grazuolé (A Menina) de Arūnas Žebriūnas - Cinemateca - 16.07.2016

Os "jovens programadores" do Cineclube das Gaivotas vão apresentar Grazuolé de Arūnas Žebriūnas no sábado 16 de Julho de 2016 ás 18h00 na Cinemateca Portuguesa.

O título do filme de Arūnas Žebriūnas refere o nome da sua jovem protagonista de nove anos, que enfrenta a estigmatização de outras crianças na escola por supostos problemas familiares. No contexto soviético dos anos sessenta, Gražuolé detém‐se na relação entre pais e lhos, na vulnerabilidade das relações humanas, e na crueldade própria da infância. Conhecido internacionalmente como "Beauty" ou "The Beautiful Girl". Primeira exibição na Cinemateca. (in programa da Cinemateca - Julho 2016)

Os parceiros do projecto Moving Cinema são: A Bao A Qu (Catalunha/Espanha),  Os Filhos de Lumière (Portugal), Meno Avilys (Lituânia). A França (através da Cinemateca francesa) e  o Centre for the Moving Image (Escócia/Reino Unido)