2016-05-09

MOVING CINEMA - Jovens Programadores - Cineclube das Gaivotas - Conto de Verão de Eric Rohmer - Cinemateca - 07.05.2016



No dia 7 de Maio realizou-se a segunda sessão pública de 2016, do Cineclube das Gaivotas, na Cinemateca Portugesa - Museu do Cinema, com o filme “Conto de Verão”, de Éric Rohmer, sessão que se inseriu na programação da 4ª edição de “7 dias com os Media”, iniciativa promovida pelo GILM - Grupo Informal sobre Literacia para os Media.

A projecção, que contou com sala cheia, foi seguida por uma conversa entre o público e os membros do cineclube ao lado de Nuno Salema, psicólogo que explora o teatro e o movimento expressivo como terapia. No centro da conversa esteve a análise e interpretação das várias dimensões das relações e ligações humanas no período de transição entre a adolescência e a idade adulta.

Como suporte da sessão, os jovens do Cineclube das Gaivotas, produziram uma fanzine sobre o filme a partir de uma extensa conversa que tiveram imediatamente após uma primeira visualização do filme, com as cineastas  Teresa Garcia e Ana Eliseu.

O Cineclube das Gaivotas é uma actividade semanal da associação Os Filhos de Lumière acompanhada por cineastas e integrada nos projectos Moving Cinema/Jovens Programadores e Bip/Zip, em parceria com a Cinemateca Portuguesa e a Câmara Municipa de Lisboa, na qual os jovens participantes vêem e discutem filmes escolhidos por eles próprios, e programam os filmes a serem projectados em sessões públicas, pensadas, organizadas e divulgadas pelos mesmos. Os encontros decorrem em Lisboa, todos os sábados, no espaço cultural Rua das Gaivotas 6 ou na Cinemateca Portuguesa.