2016-03-21

MOVING CINEMA - Jovens Programadores - Cineclube das Gaivotas - Stromboli de Roberto Rossellini - Cinemateca - 19.03.2016


No dia 19 de Março realizou-se a primeira sessão pública de 2016, do Cineclube das Gaivotas, na Cinemateca Portugesa - Museu do Cinema, com o filme “Stromboli”, de Roberto Rossellini.

A projecção que contou com sala cheia, foi seguida por uma conversa, entre o público e os jovens que integram o cinecluble, dinamizada por Pedro Fernandes Duarte.

Em discussão estiverem aspectos relacionados com o tempo da acção, o lado politico do pós-guerra, associando a dualidades várias no choque cultural entre as personagens, tanto nos elementos  (terra, água, fogo e ar)  como na forma de os abordar. Falou-se igualmente de questões relacionadas com o estilo neo-realista, com o amor, o género, a religião e a espiritualidade no filme

Como suporte da sessão, o Cineclube das Gaivotas, produziu uma fanzine sobre o filme, em que foram desenvolvidos pelos jovens pequenos textos de relfexão a partir dos temas raízes, a força, a natureza de Stromboli e a luz.

O Cineclube das Gaivotas é uma actividade semanal acompanhada por cineastas e integrada nos projectos Moving Cinema/Jovens Programadores e BIP/ZIP, na qual os jovens participantes vêem e discutem filmes escolhidos por eles próprios, e programam os filmes a serem projectados em sessões públicas, pensadas, organizadas e divulgadas pelos mesmos. Os encontros decorrem em Lisboa, todos os Sábados, no espaço cultural Rua das Gaivotas 6 ou na Cinemateca Portuguesa.