2015-11-23

O PRIMEIRO OLHAR 89 - Jardim Infantil Pestalozzi - Lisboa



Decorreu entre 15 de Setembro e 23 de Novembro de 2015, no Jardim Infantil Pestalozzi, O Primeiro Olhar 89, oficina de iniciação ao cinema dirigido a uma turma do 4º ano, numa parceria entre a associação Os Filhos de Lumière, o Jardim-Infantil Pestalozzi e a Fundação Lucinda Atalaya. Os alunos descobrem a matéria do cinema vendo e analisando filmes. Criam depois as suas próprias histórias e entram na fase de rodagem do seu filme ocupando o papel de realizadores, assistentes de realização, anotadores, actores, operadores de câmara, responsáveis do som, etc. No final fazem a montagem.
O filme colectivo Um Dia na Nossa Escola (A escola aos nossos olhos), resultados desta oficina, serão apresentados no sábado 28 de Novembro de 2015 no II Encontro da Fundação Lucinda Atalaya sobre o tema "A Ciência e a Arte na Arte de Educar", às 15h40 , na Faculda de Psicologia / Instituto da Educação, em Lisboa.

Oficina orientada por Ana Eliseu (realização), José Lã Correia (imagem e som), Pierre-Jean Gasch (montagem), Pierre-Marie Goulet (apoio montagem), Ana Azevedo (assistente produção).