2015-10-18

NOS CAMINHOS DA INFÂNCIA : Experiência, de Abbas Kiarostami - CAM Fundação Calouste Gulbenkian - 30.10.2015


"Experiência", de Abbas Kiarostami, apresentado por Alain Bergala, no ciclo "Nos Caminhos da Infância" - sexta-feira 30 de Outubro de 2015  às 21h no CAM (Fundação C.Gulbenkian) 

"Todos crescemos, no tempo do cinema, a ver filmes que nem sempre compreendíamos, mas que nos mostravam um mundo ao qual iríamos ter acesso, talvez, mais tarde.
Um mundo de "grandes" que tinha para nós algumas zonas de sombra e não sabíamos ainda se tinhamos vontade de aceder a ele ou se ele nos fazia medo. Normalmente eram as duas coisas ao mesmo tempo. Dependia dos filmes. Se eles nos pareciam levar a uma vida possível ou a um universo inacessível. Se nos pareciam descrever um mundo desejável ou um mundo assustador. O cinema na infância, serve para fazer o ponto da situação sobre o nosso desejo de sair dessa infância, ou de ficar aí o mais tempo possível, e talvez mesmo, uma vez crescidos, de guardar preciosamnete esse refúgio dos filmes que amamos em crianças e que nos ajudaram a crescer. Os cinéfilos "de coração", mais do que os cinéfilos "na cabeça" guardam em toda a sua vida o desejo de reencontrar o estado emocional da infância cada vez que entram, desarmados, num filme. Quando a nossa vida já não está aberta a todos os possíveis da infância, quando qualquer coisa que se inscreveu em nós nos define, quer o queiramos ou não, como adultos, o cinema mantém-se um refúgio ideal para regressar a esse momento anterior ás escolhas que nos limitam no imaginário que temos de nós próprios e da nossa própria vida.” (…)
Alain Bergala
in catálogo “Nos Caminhos da Infância 1"