2015-02-06

O MUNDO À NOSSA VOLTA / CINEMA, CEM ANOS DE JUVENTUDE na Cinemateca - 04.02.2015



A seguir a sessão de Moving Cinema, na segunda sessão do dia, que decorreu da parte da tarde, foram projectados os filmes-ensaio realizados pelos alunos portugueses em 2014 no âmbito do programa pedagógico Cinema, Cem Anos de Juventude, da oficina de iniciação ao cinema O Primeiro Olhar e uma selecção de filmes dos outros países envolvidos no mesmo projecto. Ambos os projectos integram o projecto da associação Os Filhos de Lumière: O Mundo à Nossa Volta.
Após a projecção, os diferentes grupos de alunos que participaram, em cada escola, na realização desses filmes, foram convidados a partilhar as suas experiências falando sobre o processo artístico. Para dinamizar esse momento, as cineastas formadoras fizeram um conjunto de questões, que serviram de mote inicial, surgindo depois diversos comentários e questões de pessoas da plateia.

Os filmes apresentados foram realizados no contexto do programa Cinema, Cem Anos de Juventude 2014, que é desenvolvido em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière, em parceria com a Cinemateca Portuguesa, promovido globalmente pela Cinemateca Francesa, e na oficina de iniciação ao cinema O Primeiro Olhar. Ambos integram o projecto O Mundo À Nossa Volta, que conta com o apoio financeiro do programa PARTIS/Fundação Calouste Gulbenkian, do ICA Instituto do Cinema e Audiovisual, do Centro Cultural Português em Paris e das Câmaras Municipais de Lisboa, Moita e Serpa. Para além das entidades citadas, são parceiros deste projecto: o DNA Lisboa, a Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco, o Institut Français du Portugal, as Juntas de Freguesia da Misericórdia e de Campolide, e todas as escolas participantes.