2014-10-22

A NOSSA TERRA É UM MUNDO - apresentação e lançamento do livro - 23.10.2014

No dia 23 de Outubro às 14h30, será lançado um livro que reúne imagens e textos que resultaram do trabalho desenvolvido durante o biénio 2012-2014 pelos alunos de escolas da Moita e de Bordils, com idades entre os 3 e 15 anos, no âmbito do Programa Coménius Regio.

Serão ainda apresentados alguns dos filmes realizados pelas crianças e jovens que integraram o projeto e será feito um balanço sobre os resultados pelas três entidades que o coordenaram no nosso país.

O evento decorre no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo (Baixa da Banheira) no âmbito das Jornadas da Educação, e contará com a presença dos participantes e intervenientes neste projecto

As Câmaras Municipais da Moita e de Bordils, o Agrupamento de Escolas José Afonso em Alhos Vedros, a Escola de Bordils, as associações “Os Filhos de Lumière” e “A Bao A Qu” (na Catalunha) juntaram-se entre 2012 e 2014 para a realização do projecto: "Descobrindo e construindo o património local e europeu através da criação audiovisual", com o apoio do programa Coménius Régio. Bordils-Moita é também o nome do blog onde foram sendo apresentados e partilhados ao longo dos dois anos os trabalhos em ambos os países.

Os alunos das escolas envolvidas, na Moita e em Bordils, exploraram o mundo que os rodeia através da fotografia e do cinema, apoiados pelos seus professores e por cineastas e profissionais de cinema. Observaram, investigaram, filmaram, seleccionaram, montaram e partilharam, descobrindo e dando a conhecer a sua região, cultura e língua, as semelhanças e diferenças, as tradições e memórias, em volta de temas comuns: os bosques e as estações do ano, os bairros e o rio, os espaços vazios e as hortas, os retratos e os ofícios, as palavras e a poesia, as especificidades de cada lugar, de cada país.

O resultado dos trabalhos realizados nos dois países foi apresentado à comunidade em duas exposições - uma em Bordils (que inaugurou em 21 de Junho) e outra em Alhos Vedros (que inaugurou em 26 de Junho). Durante o mês de Setembro, o trabalho realizado na Moita foi ainda exibido na Escola Básica José Afonso em Alhos Vedros.

Para além dos filmes realizados por cada turma, o livro agora apresentado “A Nossa Terra é um Mundo” procura fazer a síntese de todo o trabalho, dando conta dos temas e objectivos, das metodologias e processos, dos olhares singulares, a partilha entre os dois países e os seus resultados concretos.