2014-06-24

O MUNDO À NOSSA VOLTA - Cinema, cem anos de Juventude - Fórum Cultural José Manuel Figueiredo - Baixa da Banheira . 27.06.2014

Os filmes-ensaio que resultaram do trabalho de iniciação ao cinema realizado com alunos da Escola Básica 1 e da Escola Básica 2/3 do Vale da Amoreira (1º e 5º ano) no âmbito do programa pedagógico Cinema, Cem Anos de Juventude 2013-2014 - primeira fase deste projecto - vão ser apresentados  no dia 27 de Junho às 18h no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, Moita.

Ao longo deste ano lectivo mais de duas mil crianças e adolescentes nos onze países envolvidos neste dispositivo realizaram pequenos filmes a partir das mesmas regras do jogo sobre a questão do Plano-Sequência. Grande parte deles foram apresentados em Paris na Cinemateca Francesa no inicio deste mês.

Este programa pedagógico que tem vindo a ser desenvolvido em Lisboa, na Moita e em Serpa, pela mão da Associação Cultural Os Filhos de Lumière desde 2006, é realizado em parceria com a Cinemateca Francesa (que o coordena a nível geral), a Cinemateca Portuguesa e o Institut Français du Portugal, integra o projecto "O Mundo à Nossa Volta" com o apoio do Programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian, tem o apoio das Câmaras Municipais de Serpa, Lisboa e Moita, e ainda  da Cinemateca Francesa, do Instituto Camões/ Embaixada de Portugal em França, das próprias escolas e diversas entidades locais (para a participação nos encontros em Paris) e benificia do apoio dos Ministérios da Cultura e da Educação de França. (Aguardam-se os resultados sobre o apoio do ICA).

Entre Junho de 2014 e Junho 2015 são celebrados os 20 anos deste programa pedagógico, com diferentes actividades de reflexão e divulgação deste programa experimental nos vários países participantes, para além da construção de um novo site graças ao apoio da Fondation EDF para este ano especial, onde serão apresentadas e exemplificadas em detalhe as bases pedagógicas que têm vindo a ser trabalhadas e aprofundadas entre todos os países envolvidos ao longo dos últimos vinte anos.

Esta projecção, onde serão apresentados ainda alguns exercícios filmados e um pequeno making of sobre o processo, contará com a presença de todos os participantes neste projecto do Vale da Amoreira e é aberta a todos os familiares, amigos, interessados, parceiros e público em geral.

Em breve serão anunciadas as projecções dos filmes que resultaram das oficinas em Lisboa e em Serpa.