2014-02-10

ESCOLA NO CINEMA (3): AS DONZELAS DE ROCHEFORT de Jacques Demy no Cineteatro de Serpa - 13.02.2014

Na quinta-feira 13 de Fevereiro de 2014, às 14h30, será apresentado no Cine-Teatro de Serpa o filme "As Donzelas de Rochefort" de Jacques Demy, no âmbito do projecto A Escola no Cinema, numa parceria entre a Escola Secundária de Serpa, a associação Os Filhos de Lumière, o Institut Français du Portugal e a Câmara Municipal de Serpa.


Este é o terceiro e último dos três filmes apresentados no âmbito do programa EMA - estímulo á melhoria das aprendizagens promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Os outros dois, "Bom Dia" de Yajuziro Ozu e "Aniki Bóbó" de Manoel de Oliveira, foram apresentados em parceria com a Cinemateca Portuguesa. "Bom Dia" foi visto na própria Cinemateca com a presença dos participantes de Serpa, numa memorável sessão com a sala repleta de crianças e jovens participantes das oficinas de cinema orientadas pela associação Os Filhos de Lumière.

O balanço final do programa EMA que integrou ainda as oficinas práticas de cinema "Olhar á Volta" com três turmas da Escola Secundária de Serpa e "Filmar" dirigida aos professores, será apresentado  através de um Seminário que irá decorrer no dia 3 de Abril no Cine-Teatro de Serpa. Serão apresentados todos os filmes realizados nesse contexto e irá ser feita uma reflexão sobre as inesgotáveis potencialidades pedagógicas do cinema na escola. Este Seminário vai integrar várias escolas da região, cineastas, professores, parceiros culturais e outros convidados, para uma reflexão conjunta.