2009-04-22

CINEMA, CEM ANOS DE JUVENTUDE - A COR - Filmes Finais


















Depois dos exercícios realizados ao longo dos dois primeiros períodos do ano lectivo os participantes no programa Cinema, cem anos de juventude começam a preparar-se para o filme final que será apresentado na Cinemateca Francesa entre 3 e 5 de Junho.
Os 28 grupos participantes neste dispositivo em França, Espanha, Portugal e Itália - 4 portugueses - trabalham os seus filmes-ensaio a partir das mesmas regras do jogo:
Imaginar um argumento que se passe em quatro fases:
1- Apresentação das personagens numa situação social banal (décor natural onde a cor não é trabalhada excepto nas roupas das personagens.)
2- Um acontecimento dramático faz com que uma ou duas personagens deixe o seu universo quotidiano e mergulhe num mundo completamente diferente. Fuga. (entrada num universo onde a cor é depurada, estilizada: décor natural, artificial etc. A dominante deste décor vai criar um clima especial, uma cor psicológica geral)
3- Neste novo universo vai surgir um encontro que será o momento mais forte da história. (aparecimento de uma cor referenciável que jogue um papel dramático ou narrativo forte)
4- Regresso à situação inicial mas com a vantagem de ter adquirido uma experiência. ( fim das cores "psicológicas" do 2 e 3, regresso ao universo social do início mas desta vez as cores estão organizadas, o mundo é mais coerente).